domingo, 13 de maio de 2018

"A caravana dos pássaros errantes". Peça sobre ciganos estreia em São José dos Campos.

Em 2015, os atores Ana Cristina Freitas e Jonas di Paula, de São José dos Campos (SP), me procuraram com vistas a uma consultoria sobre etnia cigana para uma peça de teatro que, então, estavam criando. Já me conheciam por meio de alguns livros de minha autoria sobre o tema. Ao final de 2015, quando lancei Histórias de flamenco e outras cenas ciganas (Rio, Tinta Negra, 2014) em São Paulo, tive o prazer de conhecê-los pessoalmente, e, após a palestra feita por mim, que eles ouviram e de que participaram, conversarmos. E pude confirmar a seriedade de seu propósito. Desde então, acompanhei, com notícias aqui e ali, a batalha que foi para eles estrearem a peça. 

Os dados referentes à peça A caravana dos pássaros errantes (Grupo Nômade) estão colocados no fôlder de divulgação, mas quero ressaltar a escolha da linguagem cênica, o que remete a uma marcante característica da tradição cigana, resgatando-a: encenar o espetáculo em praças, ruas e terrenos de circos.

Como bem afirma a saudosa cigana Esmeralda Liechocki em seu livro Ciganos: a realidade (Niterói, Heresis, 1999): "Os ciganos do interior, quando passam pelas pequenas cidades, costumam animar o povoado e, para ganhar dinheiro, fazem um palco de lona e ali se exibem com música, peças de teatro, danças, mágicas e fazem a coleta de dinheiro em saquinhos, que vão passando entre os presentes. Eu mesma participei de um, em Laranjeiras do Sul, uma cidade do Paraná. Quando vão embora, eles deixam saudade."

Quero parabenizar toda a equipe e desejo que Ana e Jonas viajem com sua obra teatral por várias cidades do Brasil, revelando aspectos da vida e da cultura dos ciganos que, por preconceito e discriminação, são deturpados, ou pior, por serem ignorados, alimentam a invisibilidade da etnia cigana.

Um comentário:

  1. Muito bom, fico muito feliz e satisfeita com trabalhos que somam com a cultura romá. Verei a possibilidade deles se apresentarem em VR.

    ResponderExcluir