sábado, 20 de fevereiro de 2016

Lançamento do livro "Histórias de flamenco e outras cenas ciganas" em São Paulo, no Centro de Estudos Universais


Estes, na foto, são os últimos participantes a saírem do lançamento de meu livro Histórias de flamenco e outras cenas ciganas (Ed. Tinta Negra), uma noite linda e inesquecível passada no Centro de Estudos Universais -- CEU, em Vila Madelena, São Paulo (4/12/2015). Estou cercada dos amigos: a psicóloga e organizadora do evento Valéria Sanchez e sua amada família; o jornalista Romeo Graziano Filho e família; Gláucia, a anfitriã; o calon Manoel Moreno, cantor e bailarinho de flamenco; a romi Silvia Sbano, circense, filha do saudoso Zurka Sbano.

Memória, literatura, música, dança, luzes, flores, crianças, emoção, notícia -- perguntas e respostas sobre os ciganos --, convívio fraterno entre não ciganos e ciganos. Assim como deveria ser sempre e não só em ocasiões especiais.

Grata a todos pelo calor com que me receberam e pela atenção dada à minha literatura e às minhas palavras. Ótimo saber que ainda há pessoas querendo contar e ouvir histórias -- conversar.

3 comentários:

  1. Cristina boa tarde!
    Espero que minhas palavras cheguem até você.
    Li seu livro "Qualquer chão leva ao céu" e me encontro emocionada.
    Que escrita brilhante!
    Adoro a cultura cigana e o livro é de uma sensibilidade enorme.
    Peguei este livro ao acaso, indo levar meu sobrinho à Biblioteca, vi esse livro exposto e me chamou a atenção.
    Gostaria de ler outros livros seus na temática.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá, Madame X, grata pelos comentários sobre meu mais recente livro. Aproveito para falar-lhe sobre os demais: 1) "Os ciganos ainda estão na estrada" (Rocco, 2009), ensaio; 2) "Qualquer chão leva ao céu -- a história do menino e do cigano" (Escrita Fina, 2011), ficção infantojuvenil. Acabo de lançar a 4ª edição de "A inspiração espiritual na criação artística" (ed. Lar de Frei Luiz), que foi finalista do Prêmio Jabuti 2000. Este não é de temática cigana, mas trata de arte e espiritualidade. Dia 23 de maio, a partir das 15:00 hs, estarei na UniRio (av. Pasteur, 458, Urca), no evento Fórum de Cultura Cigana, falando sobre "A invisibilidade da etnia cigana: estereótipos e discriminação". Você pode entrar no link do Departamento de Biblioteconomia e se inscrever: http://www.eventbrite.com.br/e/1o-forum-nacional-brazil-multicultural-influencias-da-cultura-cigana-na-formacao-social-brasileira-tickets-21412134270, é gratuito. Dia 24 de maio, 18:30, estarei no Instituto Cervantes (rua Visconde de Ouro Preto, 62, Botafogo), falando sobre o tema "Os ciganos espanhóis". Entrada franca. Nas duas ocasiões estarei autografando meus livros mais recentes sobre ciganos. Abraços, Cristina.

    ResponderExcluir
  3. Gratidão por responder.
    Vou procurar seus livros!
    Infelizmente moro em SP,teria o maior prazer em comparecer a seus eventos!
    Vou ficar de olho no Blog, quando estiver em SP para palestrar, por favor me avise, terei prazer em prestigiá-la: patricia.alianca@gmail.com

    Sua escrita é brilhante, mais uma vez meus Parabéns.
    Abraço

    ResponderExcluir