segunda-feira, 11 de maio de 2015

Dois encontros com ciganos Instituto Cervantes: "La Gitanilla" e "A religiosidade dos ciganos: crenças, rituais e cultos"

Olá,

Convido vocês para dois eventos no Instituto Cervantes, onde estarei falando sobre os temas abaixo. O Cervantes fica na rua Visconde de Ouro Preto, 62, Botafogo. A entrada é gratuita. Espero vocês lá!

Abraços,

Cristina.
LA GITANILLA
O OLHAR DE CERVANTES SOBRE
OS CIGANOS
Com Cristina da Costa Pereira
Local: auditório.
Hora: 18h30
Data: 20 de maio, quarta-feira

Por meio do estudo do campo semântico, das funções de linguagem e das figuras de linguagem, a conferencista revelará a comparação, feita por Cervantes, entre o mundo urbano dos não ciganos e o mundo do campo, rural, dos ciganos, com o objetivo de problematizar o convívio entre ciganos e não ciganos. 
La gitanilla é uma história encantadora pelo relato de aventuras, pelo ambiente descrito e pela riqueza da construção da protagonista, chamada Preciosa.


A RELIGIOSIDADE DOS CIGANOS: CRENÇAS, RITUAIS E CULTOS

Com Cristina da Costa Pereira
Local:
 auditório.
Hora: 18h30
Data: 27 de maio, quarta-feira

Não há uma religião cigana. Ciganos são uma etnia e adotam as religiões dos países onde vivem. No Brasil, há ciganos católicos, espíritas, umbandistas e evangélicos.

A escritora e especialista em cultura cigana, Cristina da Costa Pereira, falará sobre aspectos da religiosidade dos ciganos: suas crenças, rituais e cultos como a slava, a pomana, Mamiorri, Santa Sara e a grande rainha dos ciganos espanhóis, Maria Padilla (Bari Crallisa), segundo Prosper Mérimée, no livro Carmen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário