sábado, 17 de janeiro de 2015

Comentário da AMSK/Brasil sobre meu trabalho junto aos ciganos: http://amskblog.blogspot.com.br/2015/01/a-coragem-de-dizer-o-que-e-cristina.html


quarta-feira, 14 de janeiro de 2015
A CORAGEM DE DIZER O QUE É: CRISTINA DA COSTA PEREIRA

De mulher pra mulher, com carinho, respeito e admiração; é assim que pensamos sobre ela. Cristina da Costa Pereira.

Em 2013, pelas mãos do nosso querido Mio Vacite e sua esposa, recebemos um pequeno pacote, ela havia nos mandado seus livros. Eles estão aqui, no nosso pequeno mas valioso acervo e valeu muito a pena ler.

Respeitando, peço que leiam a matéria, a gente fica feliz de ver coisas assim. Quando a seriedade entra, parece que aparece um raio de sol e seca o lodo que havia manchado o tapete.  Em conte algo que não sei, aplaudimos de pé e a coisa não para por aí. Quando se convive e vive no contexto da etnia, fica muito difícil aceitar imitações.

Esperamos que num breve espaço de tempo, o Brasil, gestores e governantes, entendam que os povos de etnia rromani, estão aí, gritando por condições justas, honrando a memória dos mais velhos, respeitando as tradições e colocando o pé no século 21.

A desinformação e o preconceito institucional, custam caro aos povos de etnia rromani no Brasil, custam o direito a dignidade, a sua verdadeira cultura e ao respeito a seus direitos fundamentais. Custa um futuro de fato. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário