quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Lançamento do livro "Histórias de Flamenco e outras cenas ciganas", de Cristina da Costa Pereira, na Livraria Cultura (Centro do Rio), dia 15 de dezembro, às 19:30


No dia 15 de dezembro (segunda-feira), lançarei o livro Histórias de flamenco e outras cenas ciganas (Tinta Negra Bazar Editorial, telefone (21) 3833 5817). É meu 13º livro e o 7º sobre a etnia cigana. Os outros 6 foram ensaios e literatura infantojuvenil, sendo que o mais recente, Qualquer chão leva ao céu – a história do menino e do cigano (2011, Escrita Fina Edições), vem sendo adotado em diversas escolas do Rio de Janeiro.

Histórias de flamenco e outras cenas ciganas divide-se em duas partes: na 1ª, há os paramiches (histórias), uma recriação ficcional do universo cigano, inspirada em elementos da realidade deste povo com quem a autora convive há 30 anos; ela mapeia a situação atual dos ciganos do Rio de Janeiro e de várias regiões do Brasil, da Espanha e de outros países da Europa, do Leste Europeu, dos EUA e da Argentina. Na 2ª parte, temos as nevipens (notícias), manchetes sobre este povo, da década de 1920 até os nossos dias, comentadas pela autora – num viés jornalístico-reflexivo. É interessante observar que, com a criação do Centro de Estudos Ciganos, a primeira organização cigana da América Latina, em 1987, no Rio de Janeiro, da qual fiz parte e fui uma das fundadoras, os ciganos saem das páginas policiais e passam a ser enfocados nos cadernos culturais.

O livro tem Prefácio do professor de música da UniRio, o cigano Antonio Guerreiro de Faria, e uma dedicatória especial da autora às mulheres ciganas, que são, sem dúvida, o pilar da sobrevivência familiar desse povo sem pátria.

No dia do lançamento do livro haverá as seguintes apresentações musicaisAntonio Guerreiro de Faria e Carol Panesi – teclado e violino; Denise Tenório – dança flamenca; Mio Vacite – violino; Eduardo Camenietzki – violão; e Leshjae & Kumpanja – Ruiter e Anne Khellen Durdevic, Rodrigo e Isabelle Araujo.

Espero vocês lá!

Local: Livraria Cultura do Cine Vitória, Rua Senador Dantas, 45, Centro do Rio, 19:30h

Tie Blagoil o Del sar le Romen tai le gadje Katar le lumia.
(Deus abençoe todos os ciganos e os não ciganos do mundo.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário